quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Dieta Detox

Como sabemos a dieta detox ou de detoxificação é muito falada atualmente principalmente pela mídia, meio artístico, etc., e com as festas do final ano se aproximando, nada como conhecer e entender verdadeiramente essa dieta, antes de sairmos por aí adotando- a por conta própria. Então, a detoxificação vai além da desintoxicação. Bom aqui temos um conceito: “O programa detox é rico em alimentos funcionais, orgânicos, sem glúten, lactose e caseína. Alimentos com alto teor de vitaminas antioxidantes e sais minerais, diuréticos, antiinflamatórios e termogênicos, que estimulam a queima de gordura e a eliminação das toxinas acumuladas no organismo. A verdadeira ‘detox’ costuma cortar alimentos de origem animal e aqueles industrializados, que contêm aditivos e conservantes. É uma dieta basicamente macrobiótica, mas que tem que ser montada de acordo com cada pessoa. Diferentemente de uma dieta convencional de emagrecimento o objetivo de uma dieta de detoxificação é limpar o organismo de toxinas, por meio da alimentação e melhorar o seu funcionamento. Principalmente de órgãos como o fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas. Um erro muito comum é a retirada desses alimentos da dieta habitual com objetivo primeiro de perda peso. O fato é que, ao adotar uma dieta detox (veja bem, a verdadeira dieta detox!) há uma considerada redução de calorias e consequentemente a perda de peso, porém não é recomendado para este fim.
Vejam bem nossos rins, fígado e trato gastrointestinal são projetados para remover ou neutralizar as toxinas dentro de horas depois de elas serem ingeridas, por isso não existe nenhum alimento milagroso que trabalhe por si só, um chá, suco, erva, etc, mas sim que estimule esse processo detox, por isso esse processo tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas e melhorar o seu funcionamento através da ingestão ou não dos alimentos “benéficos e maléficos” mencionados. Podemos citar dentre os alimentos prejudicais a carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e alimentos industrializados ricos em aditivos químicos, incluindo alimentos enlatados, embutidos e refinados, além de refrigerantes e sucos artificiais. E são incluídas preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros. São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos). É fundamental ainda uma adequada ingestão de líquidos, já que a maioria das reações químicas do metabolismo ocorre em meio aquoso.
Após concluir o período de detoxificação, seguindo uma dieta especifica elaborada por um profissional, é recomendado sim manter alguns hábitos adquiridos durante esse período além de incluir novos e reintroduzir alguns antigos. Como isso? Por exemplo, observamos hoje a moda que virou uma alimentação sem glúten e lactose para toda vida. Ok, como dito são alimentos com potencial alergênico e inflamatório superior a de outros alimentos, mas não há nada comprovado ou estudado de que a retirada total desses alimentos por mais tempo traz 100% dos benefícios previstos e ainda, nada comprovado sobre o real potencial inflamatório deles no organismo, em pessoas que não tenham uma predisposição a algum tipo de alergia ou intolerância. Assim se num primeiro momento a “Dieta Detox” preconizar temporariamente a exclusão de alguns alimentos, como os fontes de glúten, leite e/ou carnes vermelhas, outros alimentos fonte dos nutrientes principais serão fornecidos. Uma dieta com grande estruturação e variabilidade vegetal e fontes seguras de proteína animal, suportam satisfatoriamente as necessidades diárias. Ainda, o profissional irá determinar o tempo de duração da dieta, fazendo um acompanhamento rigoroso, e também irá supervisionar e orientar a alimentação após esse período, fazendo a reintrodução gradual dos alimentos retirados. A dieta de detoxificação, quando seguida adequadamente, pode promover importantes efeitos benéficos à saúde. Porém um ou dois dias ou uma semana de dieta detox, não vai resolver seu problema de uma vida inteira comendo alimentos ruins, é preciso reeducar seus hábitos alimentares. E deve ser sempre orientada por um profissional especializado. NUTRICIONISTA-MAYARA NEGRÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário